FOTOGRAFIA: DA ANALÓGICA À DIGITAL
FOTOGRAFIA ANALÓGICA:
"A fotografia surgiu na primeira metade do século XIX, revolucionando as artes visuais. Sua evolução deve-se a astrônomos e físicos que observaram os eclipses solares por meio de câmeras obscuras, princípio básico da máquina fotográfica".
"Desde que foi descoberta, a fotografia analógica pouco evoluiu. Permaneceu com seus princípios ópticos e formatos por mais de 100 anos, reinando absoluta na história, como se o processo descoberto pelos primeiros fosse, de fato, eterno".
FOTOGRAFIA DIGITAL:
A fotografia digital optando por visualizar a imagem por meio do cristal líquido atrás da máquina. Utilizada por jornalistas que utilizam a tecnologia , o domínio do manuseio de computadores, programas, scanner e outros tantos recursos oriundos do avanço digital, que permitem a transmissão e o tratamento da imagem feita do local onde se dá o evento, para a apresentação para o público.
A fotografia digital poderá nunca chegar ao papel. Para formá-la precisa de luz de uma objetiva para capturá-la. Usará uma superfície sensível no qual ser formará a imagem. Precisará um obturador para controlar a quantidade de tempo que a luz entrará na câmara. !O conceito de congelar o tempo é um conceito importante. Uma grande velocidade de obturador pode capturar movimentos que o olho humano não consegue ver. A fotografia de alta velocidade é frequentemente utilizada para documentar processos industriais que ocorrem muito rapidamente para o olho nú" . A câmara digital tem obturadores mais rápidos do que as convencionais. Elas podem ser colocadas em outros locais inacessíveis e acionadas eletronicamente. Alguns modelos com objetiva destacável pode fotografar contornando cantos, dentro de uma caixa ou até distante um metro do corpo da câmera. Quanto ao congelamento do tempo mantém registro de características que mudam com o tempo. Nota-se quando a trajetória de um bebê desde o seu nascimento sendo registrado, seus primeiros passos. Depois tendo a oportunidade de ir ao álbum de família ver as modificações sofridas. Descobrir os momentos mágicos para clicar e a que vai mostrar a expressão reveladora que escapa do rosto de uma pessoa. Na era da comunicação "uma imagem vale mais que mil palavras", As imagens falam para nós e todas têm um significado que representam uma realidade. Quando alguém bate uma foto precisa estar seguro do propósito. As câmeras de fotografias digitais são leves e fáceis de carregar. Não são necessárias as aquisições de filmes nem pagar revelações. Nas câmeras digitais pode-se descartar as fotos que não são desejadas.Arquivo digital resgata cotidiano da Primeira Guerra Mundial
Com a proximidade do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, projetoeuropeu vai resgatar na internet o dia-a-dia de quem vivenciou o conflito.
Uma exposição itinerante acompanha o projeto.
FOTO
Arquivo digital resgata cotidiano da Primeira Guerra Mundial
Postal enviado por soldado que lutou na Primeira Guerra
Origem: www.brasilalemanha.com.br
Referências bibliográficas:
OLIVEIRA, Erivam Morais de. Comunicare: Revista de pesquisa. Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital. São Paulo, 2005. Vol. 5, n.1. p. 159-165.
ROSE, Carla. Aprenda em 14 dias Fotografia digital. Rio de Janeiro, Campus, 1998. p. 5-15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário